A TAL "CADEIRA ERGONÔMICA"

Existe mesmo a cadeira ideal? Mais uma vez voltamos nossa atenção para a cadeira de trabalho

A TAL "CADEIRA ERGONÔMICA"

A cadeira de trabalho é, na maior parte das vezes, a figura central do posto de trabalho! E é fácil entender a razão: relacionamos a ela a nossa sensação de bem-estar! Se a cadeira é confortável, macia e nos "abraça" quando nela nos sentamos, temos a sensação de que aquele posto de trabalho está nota 10!

Mas não é bem assim! A cadeira, apesar de ser sim muito importante, é apenas um dos itens que precisam ser analisados! A mesa e outros acessórios (suporte para monitor e/ou notebook, apoio para os pés, telefone e/ou headset, etc.) usados no trabalho também precisam estar em harmonia com o ambiente. 

De nada adianta uma tal "cadeira ergonômica", a dita "cadeira perfeita", se ela não consegue ser adaptada às características de seu usuário e às exigências daquele trabalho. Se a cadeira não é a adequada para o tipo de trabalho a ser realizado, ou se ela não se adequa à altura e às dimensões da mesa (por exemplo não permitindo a aproximação correta do posto de trabalho) ela não é lá tão perfeita assim, não é mesmo?! 

A própria NR17, norma regulamentadora específica sobre Ergonomia, menciona em seu item 17.3 Mobiliário dos postos de trabalho, que não existe nenhuma postura fixa que seja confortável o suficiente para ser mantida durante toda a jornada de trabalho. Assim, o mobiliário deve ser concebido com regulagens que permitam ao trabalhador adaptá-lo as suas características antropométricas (altura, peso, comprimento das pernas, etc.); além de permitir alternância entre as posturas sentada e de pé. 

Para evitar erros ao escolher uma boa cadeira, observe, pelo menos, se ela apresenta os seguintes itens:  
- regulagem de altura do assento;   
- regulagem de altura e inclinação do encosto, com bom suporte lombar;  
- apoio de braço (ele é desejável, mas precisa vir com regulagem de altura);  
- giratória; tendo cinco rodízios (para maior estabilidade e mobilidade);  
- estofamento de espuma injetável. 

Além disso, é importante atentar-se ao local onde a cadeira será utilizada, se diretamente sobre o piso frio ou sobre carpete para definir o tipo de rodízio). 

Mesmo considerando todos os itens acima, só conseguimos afirmar que uma cadeira é "ideal" quando estudamos a atividade e o posto de trabalho como um todo!

Um posto de trabalho nota 10 é aquele que se adapta ao tipo de trabalho que executamos, que nos oferece as melhores condições de postura e desempenho. Assim, para cada atividade há um tipo de posto de trabalho mais indicado! 

O processo de ajuste do posto de trabalho é ÚNICO!
Entre em contato com a gente e solicite a consultoria personalizada para o seu Home-office! 

Adapte seu posto de trabalho especialmente para VOCÊ!

Compartilhe: